domingo, 20 de outubro de 2013

1PATRIMONIOS MATERIAIS DE VALENÇA



1PATRIMONIOS MATERIAIS DE VALENÇA

1.1 PATRIMÔNIOS TOMBADOS IPAC CIC
Estância azul – 1816 – localizada na estrada Valença –Taperoá – Pertenceu ao Conselheiro Cunha Lopes -  Atualmente é administrada pela Neta de Dr Heitor Guedes de Melo Ex-Prefeito e Medico de Valença.
Palacete da Câmara Municipal de Valença inaugurado em 10 de novembro de 1849 – localizada n Avenida Comendador Madureira, 10 . Atualmente funciona o Poder Legislativo.
Matriz do Sagrado Coração de Jesus – 1801- localizada no alto da matriz e fica de frente com a rua Barão do Jequriicá.
Prédio do fórum
1.2 PATRIMÔNIOS INVENTARIADOS NÃO TOMBADOS ( zona urbana)
Prédio da Recreativa – localizado na braça Barão Homem de Melo – construído no inicio do século XX pelo engenheiro Frances Raul Malbuisson.
Conjunto de Sobrados da Praça da Republica – Construído pela empresa Regis e Ferreira de frente com a praça da República. Construído em09 sobrados atualmente restam 05.
Teatro Municipal de Valença de 1910 – localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca de frente a Praça da República – Construído pelo engenheiro Antônio de Lacerda mesmo engenheiro do elevador Lacerda, em Salvador-Bahia.
Prédio do burgo inicio do século XX– localizado na Rua Juvêncio de Resende, nas proximidades da praça Barão do rio Branco , conhecida como praça Fitnnes.
Casa do Raul Malbuisson ( inicio do século XX) – localizado na esquina a Juvêncio de Resende com a rua Raul Malbuisson.
Prédio da Rua Marechal Deodoro com a Av Comendador Madureira, atualmente funciona a vidraçaria de Natan. De 1850 – erguido por João Antonio da Fonseca.
Prédio da Rua Conselheiro Ferraz- localizado na esquina da rua Conselheiro Feraz com Marques do Herval. Século XIX – o mais antigo proprietário Matias Amâncio
Prédio da Rua Barão do Jequiriça – Funcionou nos anos 60 a escola Santa Úrsula. I do Senhor Ataliba Lacerda – atualmente funcionam pequenos negócios dentro das suas dependências.
Prédio onde funcionou a Secretaria de Educação – viveu Vivi Oiticica , grande articulador político das décadas de 50 e 60.
Prédio da Farmácia Coutinho – 1910- primeira farmácia de Valença – Atualmente funciona a farmácia Coutinho
Vila Operaria de Valença – situada na margem esquerda do rio Una , do lado oposto a Fabrica Companhia Valença .de 1919 surge a idéia da construção , 1922 entrega da primeira etapa com 143 casa.
Prédio do Fórum Gonçalo Porto – localizado na praça 2 de Julho  de 1815 – Prédio onde nasceu o Conselheiro Zacarias de Góis e Vasconcelos – atual Prédio das pequenas causas.
Fabrica Todos os Santos – localizada na segunda cachoeira do rio Una nas proximidades do Pantaleão – inaugurada em 1847. Foi à primeira fabrica têxtil movida a energia hidroelétrica e de tecidos finos do Brasil.
ZONA RURAL
Igreja de Nossa Senhora do Desterro – Cajaiba – localização – igreja situada na elevação á margem da estrada Valença –Taperoá – datado de 1757.
Fazenda dos Pinhos – situada em uma elevação da estrada Valença maricoabo – do século XVII -atualmente resta o sitio histórico.
Sitio Histórico de Sarapuí – Uma das povoações de Valença.
Engenho de madeira de sarapuí – sitio histórico
Ruinas da Primeira igreja da Capitania de São Jorge dos Ilhéus – distrito de Sarapui .
Igreja de Santana – Sarapuí – 1818
Casa de Vital Soares 16 governador da Bahia e vice Presidente da República- nascido e criado no distrito de Sarapuí
Sitio Histórico da Igreja de Santo Antonio dos Prazeres – Estrada Valença Nazaré – provável data 1720. Estilo colonial
Sitio histórico do Malpendipe – Igreja de São João Baptista – estrada Valença Nazaré , nas proximidades do Sonrisal .
RPPN – Cachoeira daÁgua Branca – na Cascalheira do Jequiriçá .
APA do Guaibim – compreende o território que vai desde as cercanias do bairro novo horizonte até a praia do Taquari .
APA do Candengo – corresponde a área de preservação ambiental administrada pela Companhia Têxtil – na APA encontra-se a Hidroelétrica do Candengo e as ruínas da Fabrica Todos os Santos , além da 2 cachoeira do rio uma.
Eclusa – sitio histórico localizado na primeira cachoeira do rio una. As paredes da represa semelhante ao canal do panamá já existia , quando na visita do Imperador D Pedro II. Muito usado para levar a barca de algodão em fardos para a todos os Santos.
Igreja de São Francisco no Jequiricá .
Igreja de São Benedito na Serra Grande distrito de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário