quarta-feira, 18 de junho de 2014

Patrimônios tombados pelo Instituto do Patrimonio Artístico e Cultural de Bahia - IPAC em Valença

Prédio da Praça Conselheiro Baltazar, antigo FÓRUM DE VALENÇA, atual, prédio do Juizado de Pequenas Causas. Casa onde nasceu o iminente conselheiro Zacarias de Gis e Vasconcelos no ano de 15.11.1815. O prédio foi construído em 1805.

 PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA, construído em 1849 pelo Comendador Madureira em 1860 abrigou o Imperador D. Pedro II e a imperatriz durante dois dias e após a morte do proprietário foi  reformado,  50% dele doado ao poder público e 50% vendido pelos herdeiros e ali instalado o poder Legislativo (Câmara Municipal de Valença) .Localizado na Av. Comendador Madureira, 10  ( com Tombamento Estadual IPAC CIC)

PRÉDIO DA ESTÂNCIA AZUL localizado na saída de Valença , estrada Valença – Cajaiba. Primeiro Proprietário Batista Pinho. É um prédio de 1816, comporta um vasto acervo de bens e  mobiliário da família Dr. Heitor Guedes de Mello.( tombamento pelo IPAC CIC)

IGREJA da Matriz  DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS , construída em 1801. Matriz do Padroeiro de Valença, o coração de Jesus. antes uma casa de taipa mandada construir pela família Duarte ( Tombamento Estadual pelo IPAC CIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário