CULTURA EM VALENÇA: SUAS INFLUÊNCIAS E INTERAÇÕES
Janete Vomeri[1]
A cultura é um conceito
amplamente analisado e articulado no cenário atual, novas políticas públicas
culturais estão sendo implementadas, destas, Os sistemas Municipais de Cultura
em todo território nacional é um desafio a ser vencido, isso porque só agora
ver-se ações efetivas sendo tomadas neste contexto. A cultura sempre fora vista
como prima pobre da educação[2],
pelas políticas de governo. Falar de cultura em Valença é falar da própria história
da cidade. Não é possível pontuar a cultura local sem buscar raízes em
culturais indígenas, negras e européias. As construções seculares, as
manifestações as expressões culturais locais refletem a magnitude e a riqueza
cultural do povo valenciano.
Um olhar mais pormenorizado
na arquitetura de Valença nos leva a uma viagem, nos reporta a períodos
históricos que só conhecemos através das falas, lendas e histórias que a
população mais velha conhece ou soube dos seus pais e antepassados.
As maiores influencias
culturais de Valença desde a sua
fundação por volta de 1557, diz respeito a presença dos povos indígenas
presentes nesta região , que são: os tupinambás e Aimorés destes últimos (
tapuias e Gueréns). Sua forma de vida, organização social, gastronomia, com
base na mandioca cozida, e também ralada e transformada em farinha e beijus, caracterizam o fazer e o saber
cultural local. Na pesca os peixes curtidos no sal e secos ao sol, o moquém,
dos peixes e carnes, conhecidas hoje como moquear. Algumas das formas de pescar
em canoa e nos seus artefatos de pesca. Na construção de casa de pau-a-pique (
casa de taipas), na linguagem e incorporação de vocabulário das línguas tupi e
guarani, destas palavras podemos citar : una
significa preto, por isso rio de águas negras, tinharé – ou terras que avançam ao mar, Cairu – casa do sol, boipeba
– cobra chata. Ate mesmo a higiene –
foram os índios que ensinaram aos brancos europeus. O banhar-se todos os dias, não era costume europeu, mas indígenas, estas mudanças
culturais têm também a influência climática, estamos num país tropical por natureza.
Estas são algumas das inúmeras contribuições indígenas.
Dos negros africanos
fugitivos dos navios negreiros nas costas baianas, especialmente os que
refugiavam nas cidades circunvizinhas como Cairu, Ituberá , Nilo Peçanha e na
própria Valença , que deram inicio aos quilombos e por isso temos uma grande quantidade de comunidades
quilombolas no Baixo Sul . Destes temos a influência no vestuário, na
alimentação como os pirões, as moquecas com dendê, a própria transformação da
mandioca, as musicas, as danças, os toques de tambores, a moda de roupas
coloridas e floridas, uma nuance de cores e florais característicos, os
dialetos incorporados na nossa linguagem, não é a toa que a Bahia e o estado
mais negro no Brasil, a religião de matriz africanas , entre elas o candomblé .
A influência negra é uma das mais marcantes na cultura de Valença. Todas as
representações culturais locais como: zambiapunga, argüida, samba de roda, samba
de enrolar, rezadeiras, Marisqueiras, Ganhadeiras (feirantes) são de raízes
africanas.
Dos Brancos europeus
portugueses, espanhóis, italianos , holandeses, irlandeses os costumes das quadrilhas de são João , as rendas portuguesas, gastronomia ( massas ), pasteis
doces , incorporação do açúcar manufaturado. A moda e o vestir-se com muitas
roupas, as construções imponentes, os códigos de ética e posturas trazidos do
direito europeu. A industrialização.
Atualmente, a cidade esta
promovendo uma regulamentação das leis municipais de implementação a cultura
formalizando e criando fundos de manutenção da cultura através do Sistema
municipal de cultura. Estas leis promoverá ações efetivas no campo da cultura e
de sua sustentabilidade.A promoção de políticas publicas de estado cria-se
instrumento de fomento e desenvolvimento cultural. Já estão em tramites como a
lei do sistema , o PPA da cultura , que
é o plano plurianual com previsões de realizações para quatro anos de governo,
entre essas políticas tem-se a previsão de restauração, preservação, e
tombamento de bens materiais , imateriais e naturais . De este objetivo maior
prever-se a restauração dos bens arquitetônicos da cidade e zona rural e
acessibilidade aos sítios históricos do município. Registro e mapeamento destes
bens como um todo. Ações e realizações de festivais, mostras, encontros,
palestras e festas do calendário cultural local, dentre outras. Recentemente,
ocorreu o congresso do PPA, que convidou a população Valenciana para debater e
sugerir ações em vários campos, entre eles o da cultura. Vimos que a população
ainda não tem a cultura de participar destes momentos propícios para que eles
discutam as necessidades locais, especialmente culturais.
A SEGREGAÇÃO CULTURAL
A segregação cultural desagrega, reprime e
nega as raízes do nosso povo. Um povo sem cultura, sem memória e sem história é
um povo que não existe. A nossa vida é marcada pelas heranças culturais, que
recebemos como legado de nossos pais, nossa gente. A negação a separação, mata
a verdadeira manifestação de um povo. Ao segregar os povos deixam de receber
influencias da diversidade cosmopolita do povo.
Os espaços culturais, os
equipamentos culturais devem ser acessados por todos independente da cor, da religião,
da política, da escolha sexual. O acesso aos bens culturais facilita o respeito
à nossa diversidade cultural. A
segregação por se só, já é um grande problema. Todos somos iguais perante a lei
, diz a constituição no seu artigo 5º e iguais nas diferenças . A nossa diferença
pode ser cultural, não pode ser viés da
segregação. Não há cultura melhor ou pior, há multiculturas, há pluralidade
culturais, há diversidade de expressão e todas são importante na formação ético
–moral, social, política e educacional dos nossos jovens.
SUSTENTABILIDADE DA CULTURA
Valença não é uma cidade
sustentável, especialmente no campo cultural. Somos ricos de patrimônios
intangíveis e pobres, pois não sabemos como utilizá-los a nosso favor. Nossa
riqueza e imaterial. O imperativo é como transformar essas riquezas em bens
tangíveis? (Lala Deheinzelin ,
2012).
Não há políticas publicas voltada
a sustentabilidade como um todo, existem hoje um trabalho de base, formulando
políticas, que venham a promover a sustentabilidade da cidade não só na
cultura, mas em todos os demais viés da sustentação do município,
meio-ambiente, infraestrutura, saúde e educação entre outras.
Em Valença são feitos
projetos de acesso facilitado aos bens e equipamentos culturais? O Centro de
Cultura promovem através de projetos, palestras, mostras e apresentações
teatrais com preços populares para que a população valenciana tenha acesso aos
espetáculos ali desenvolvidos e patrocinados. A secretaria de cultura Municipal
vem organizando conferencias municipais e neste ano, a territorial entre os
dias 18 e 19 de agosto no Centro de cultura de debatendo temas voltados as políticas culturais . Traz
também o Balé folclórico da Bahia na abertura desta conferencia. Patrocina
ações de apoio aos grupos culturais locais em parceria com as demais
secretarias de governo levando nossos grupos a outros municípios e a Salvador
para apresentação em praça pública.
Hoje temos um acesso a bibliotecas,
as informações através da internet , as novas tecnologia democratizou o acesso
as informações, as redes sociais são um forte aliado ao combate a segregação.
Também a comunicação através de rádios AM e FM da cidade é um aliado na
divulgação das ações culturais locais , levando não só a informação ao homem da
cidade , mas ao homem do campo e aos grupos remanescentes quilombolas . Somos
um município com uma área territorial imensa e sabemos que só através do radio
é possível, ainda no século XXI ,chegar as informações para estes .
Falar de Cultura e suas
interfases é falar de multiculturas, multi representações, da diversidade e da
amplitude, que a cultura representa para Valença e seu território de identidade.
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